Nossa História

Informações importantes sobre a história desta comunidade, como se formou e alguns irmãos que participaram dos primórdios da IPSU.

HISTÓRICO DA CONGREGAÇÃO

A Igreja Presbiteriana de Goiânia, desde os seus primórdios, tudo vem fazendo no sentido de melhor desempenhar a sua missão precípua: Evangelizar. Anunciar o Evangelho do Salvador, nosso Senhor Jesus Cristo. Apresentá-lo como único e suficiente Salvador de todo aquele que nEle crê, como provam os trabalhos pioneiros em Goiânia, que tantos frutos já tem produzido.

Assim é que, no propósito de sempre, no início da década de sessenta, sob o pastorado do Rev. Saulo Afonso Miranda, mantendo a regularidade de eficiente semeadora do Evangelho, iluminada pelo Espírito de Deus, a Igreja voltou-se para a evangelização dos bairros da Capital Menina, onde pequeno ou nenhum trabalho evangélico existia. Entre os bairros visados para tal, encontrava-se o do Setor Leste Universitário.

Inicialmente, os trabalhos não foram regulares. Eram realizados em casa de crentes ou interessados, promovidos, especialmente, pela União Presbiteriana de Homens da Igreja, sob a presidência do irmão Nathanael Inácio de Lima. Posteriormente, em casa cedida pelo Sr. João Motta, já então com trabalhos mais regulares. Já não existiam dúvidas. Era trabalho de grande e promissor futuro. Tanto que o Conselho da Igreja, em sua reunião do dia 25/01/62, conforme Ata 218, resolveu nomear a Srta. Ana Maria de Carvalho, Missionária, como Evangelista para os bairros de Goiânia, sendo designada para trabalhar, especialmente, no Setor Leste Universitário, junto com o Presb. Homero Teixeira Reis, representante do Conselho. Em seguida, a 02/02/62, Ata nº 219, resolveu autorizar compra de terrenos no Setor Leste Universitário, para construção do futuro templo e, ao mesmo tempo, resolveu autorizar a ampliação da casa onde se realizavam os trabalhos da já florescente congregação. Na reunião de 25/01/63, conforme Ata 244, a Missionária Ana Maria levava ao Conselho brilhante relatório dos trabalhos realizados pela Congregação do Setor Universitário. Dia 08/05/63. Ata 252. Por unanimidade dos votos do Conselho, é aprovada a planta e a construção do Templo do Setor Leste Universitário, resolução que referendada na reunião do dia 02/07/63, Ata nº 254, ocasião em que foi nomeada a comissão de construção do referido templo. Continuando celeremente os trabalhos, o Conselho, no dia 21/08/63, Ata 256, marca para o dia 25/08/63 a inauguração do Templo e resolveu que se passassem os trabalhos da Congregação, da casa então utilizada, para o referido templo. Finalmente, na data aprazada, o Pastor da Igreja, Rev. Saulo Afonso Miranda, em culto solene e muito concorrido, inaugura e consagra o Templo do Setor Universitário. Ainda no ano de 1963, ou seja, a 06/11/63 — Ata 258 o Conselho delibera consertar um harmônio que é cedido à Congregação.

Citar nomes de pessoas que contribuíram para o engrandecimento da obra, seria correr risco de cometer injustiça, por isso nos ateremos tão somente a pastores, como: Rev. Saulo Afonso Miranda, Rev. Luiz Rodrigues, Rev. Jairo Gomes de Miranda e, atualmente, Rev. Evandro Luiz da Silva. A Missionários como: Ana Maria Carvalho, João Soares Branquinho, Antônio Nascimento, Rev. George Chalmers Browne, Celso Soares de Oliveira e outros. E os pastores do Presbitério de Goiânia que, de igual modo, deram sua parcela de cooperação à referida Congregação…

Entre os presbíteros Absalão Gomes de Brito que tem dado o melhor de si, com zelo e dedicação desmedida, visando ao engrandecimento do trabalho na Congregação do Setor Universitário. E na sua pessoa a homenagem da história da Congregação a todos os que com ela colaboraram até o presente… Muitos fatos deixaram marcos indeléveis nos corações dos crentes ali atuantes… Desde a sua fundação, no entanto, ela está firme. Vencendo obstáculos pela graça e pela misericórdia de Deus. Suportando provações e perigos, confiada unicamente no seu Senhor e Chefe, Jesus Cristo. Criando oportunidades de trabalho a homens, mulheres, moços e crianças, através de organizações domésticas…

Com o crescimento do trabalho, necessário se fez ampliar o templo Construindo-se salão de festas da mocidade, isso no momento presente, já sob o pastorado do Rev. Evandro Luiz da Silva.

A 15/09/79, o Conselho resolveu, atendendo pedido do Presbitério de Goiânia, colocar a Congregação à disposição do Concílio, visando a organizá-la em Igreja, o que se fez nessa data, para honra e glória de Deus e de Seu Filho, Jesus Cristo, o Senhor da Igreja.

Goiânia, 01 de dezembro de 1979.

a) Filemon Ribeiro Cruvinel
Secretário do Conselho

ORGANIZAÇÃO DA IGREJA (Ata)

No primeiro dia do mês de dezembro de hum mil novecentos e setenta e nove, às dezenove horas e trinta minutos, no salão próprio da Congregação do Setor Universitário, à Rua 243 nº 309, em Goiânia, Goiás, reune-se a Comissão designada pelo Presbitério de Goiânia, por sua Comissão Executiva, para providenciar a organização da Igreja Presbiteriana do Setor Universitário, presidida pelo Rev. Carlito Pereira da Silva, secretariada pelo Presb. José Arantes Costa e vogal o Presb. Divino Borges Ferreira. Ora o Presb. Divino Borges. Arrolam-se os membros maiores e menores, recebidos por transferência da Igreja Presbiteriana de Goiânia. Recebe-se o histórico da Igreja. Examinam-se as condições da Congregação para sua organização em Igreja que são julgados satisfatórias nos termos do Art. 5º da Constituição da Igreja Presbiteriana do Brasil. Fixa-se o dia 2 de dezembro, às 9 horas da manhã, para recepção de novos membros e aprova-se o programa dos exercícios devocionais e da organização solene da nova comunidade.

Suspendem-se os trabalhos às onze horas, com uma oração pelo Rev. Carlito Pereira da Silva. Reiniciam-se os trabalhos às nove horas do dia 2, com exercício devocional pelo Rev. Carlito Pereira da Silva. A seguir, são examinados os candidatos ao batismo e profissão de fé, quanto à sua fé e experiẽncia religiosa e aceitos de acordo com a Constituição da Igreja Presbiteriana do Brasil. Em solenidade perante a Igreja, todos são batizados e recebidos como membros, por meio de profissão de fé. Examina-se, também, o pedido de jurisdição sobre a irmã Adalgisa Beker de Barros, membro da Igreja Presbiteriana Independente de Curitiba—Paraná — e aprova-se, sendo arrolada como membro. Recebe-se como membro, a pedido, a irmã Margarida Fachineli Melo, da Igreja Presbiteriana de Goiânia. A Igreja assume o compromisso constitucional e é proclamada em Igreja organizada a partir desse momento. Passa-se à Assembléia Geral para eleição de Presbíteros e Diáconos. Reabrem-se os trabalhos às dezoito horas, com culto solene, dirigido pelo Rev. Carlito Pereira da Silva. Canta-se o hino 130. Oração pelo Rev. Luiz Rodrigues. Leitura da Antífona nº 23, responsivamente, sob a direção do Rev. Ângelo Scarel. A irmã Rosely Domingos dos Santos canta dois hinos e o Rev. Evandro Luiz da Silva lê em Mateus, 14:22-32 e, após solo pelo irmão Dante de Oliveira, entrega a mensagem sob o tema “Confiança em Jesus”. O Rev. Evandro anuncia os nomes dos eleitos, Presbíteros e Diáconos e procede à ordenação e investimento nos cargos respectivos. Registra-se voto de apreciação ao trabalho do Rev. Evandro nestes 4 anos nesta Igreja e o Rev. Carlito agradece o trabalho dos companheiros da comissão organizadora. Canta-se o hino 204 e encerra-se com a Bênção pelo Rev. Evandro, às 19 h. 30 min. após o que é aprovada a presente Ata que vai por mim, secretário, assinada.         a) José Arantes Costa.

OFICIAIS DA IGREJA:

  • Presbíteros
    • Absalão Gomes de Brito
    • Benedito Roquete de Melo
    • Dr. Suhail Rahal
    • Vicente Pereira da Silva
  • Diáconos
    • Dante Veloso — Vice-Presidente
    • Marcílio Roquete de Melo — Secretário
    • Santinonen Sardinha de Oliveira — Tesoureiro
    • Vicente Martins de Paula — Presidente
  • CONSELHO DA IGREJA
    • Vice-Presidente: Presb. Absalão Gomes de Brito
    • Secretário: Presb. Vicente Pereira da Silva
    • Superintendente da E. Dominical: Grace Machado
    • Vice-Superintendente: Milca Fernandes da Silva
    • Conselheiro da Mocidade: Presb. Vicente Pereira da Silva
    • Conselheiro da Sociedade de Senhoras: Dr. Suhail Rahal.
  • Sociedade de Senhoras: S.A.F.
    • Presidente: Milca Fernandes da Silva
    • Vice-Pres.: Cristina de Sena Vila Verde
    • 1ª Secretária: Clotildes Francisca de Jesus
    • 2ª Secretária: Flaunízia Luiz Pereira
    • Tesoureira: Cristina de Sena Vila Verde
  • União da Mocidade Presbiteriana:
    • Presidente: Vicente Martins de Paula
    • Vice-Pres.: Marcílio Roquete de Melo
    • 1º Secretário: Márcio do Nascimento
    • 2º Secretário: Mário Pereira
    • Tesoureiro: Santinonen Sardinha de Oliveira.

ORÇAMENTO PARA 1980:  Cr$ 460.000,00
          Membros maiores    —    97
          Membros menores   —    28
                                             —————
                                   Total        125

Matriculados na Escola Dominical — 132.

No dia da organização da Igreja houve sete profissões de fé e, na reunião da manhã, contamos com 120 pessoas presentes.