UPA - União Presbiteriana de Adolescentes

“Ao Mestre sejamos fiéis, nas trevas sejamos luz, nas lutas sejamos fortes servindo ao Senhor Jesus.

O que é a UPA?

A UPA, União Presbiteriana de Adolescentes, é uma sociedade interna da Igreja Presbiteriana do Brasil, destinada ao trabalho de todos os adolescentes da Igreja Presbiteriana entre as idades de 12 a 18 anos. Têm como objetivo organizar as atividades realizadas com os adolescentes de cada igreja local. Na UPA, os adolescentes têm a oportunidade de conviver com outros jovens participando de momentos de comunhão, louvor e reflexão bíblica.

 

Nossa História

A União Presbiteriana de Adolescentes nasceu em 9 de julho de 1967 na Igreja Presbiteriana do Rio de Janeiro, fruto do ministério de Dorcas Araújo Machado, membro da igreja mãe do presbiterianismo brasileiro. A idéia de criar uma entidade interna específica para adolescentes surgiu da visão da irmã Dorcas, que sempre chegando mais cedo aos cultos, percebeu a necessidade de se trabalhar com o grande número de adolescentes que também chegavam mais cedo e que não possuíam nenhuma atividade direcionada. Preocupada com essa questão, Dona Dorcas solicitou o uso de um dos salões da igreja, para se reunir com os adolescentes. O Conselho aprovou, e assim nasceu a União Presbiteriana de Adolescentes.

Em cada igreja local, é organizada através de Diretorias, composta por um Presidente, Vice-presidente, Primeiro-Secretário, Segundo-Secretário e Tesoureiro, além de Conselheiro, escolhido pelo Conselho da Igreja.

A UPA é organizada nacionalmente através de uma Confederação Nacional de Adolescentes.